Vitaminas para Queda de Cabelo

Muitas vezes, os fios de cabelo caem porque há um déficit vitamínico no organismo. Por isso, conheça as mais importantes para o seu cabelo.

Artigo publicado por Bruna Lunardi nas categorias: Cabelo

É sempre desesperador pentear os cabelos e ver a escova lotada de fios, assim como o ralo e o estofado do carro e da sala, não é mesmo? Há vários fatores que explicam essa queda: predisposição genética, fatores emocionais, alterações hormonais, excesso de produtos químicos ou o déficit de vitaminas e de sais minerais. Por isso, é muito importante que você visite o seu médico assim que notar a queda excessiva de fios de cabelo para que você possa fazer os exames clínicos necessários para descobrir o motivo da sua calvície. Se for a falta de vitaminas, saiba quais são as mais indicadas para a queda de cabelo:

vitaminas-para-queda-de-cabelo

Vitamina A

Inclua alimentos como a batata doce, o bife de fígado, a manga, o espinafre cozido, o ovo, o queijo fresco, o óleo de peixe e a cenoura em suas refeições para repor a quantidade de vitamina A no seu organismo. Com isso, a produção de óleo pelo couro cabeludo aumentará, o que promoverá fios mais fortes e bonitos. Tal vitamina também é um ótimo oxidante, que deixa a sua pele e o seu organismo livres dos radicais livres. Entretanto, cuidado para as doses de vitamina A que, quando excedentes, causam malefícios aos fios.

Vitaminas do Complexo B

A vitamina B3, também conhecida como niacina, reduz o nível de colesterol no couro cabeludo, o que desestimula o crescimento de novos fios, além de promover a maior circulação sanguínea no local. É encontrada no fígado, nas frutas secas, nos peixes e na carne vermelha. Por outro lado, a vitamina B6 ajuda a dar a coloração aos fios e participa da produção de niacina, necessária para a circulação sanguínea no couro cabeludo. Portanto, coma bastante vegetais verdes escuros, ovos, cereais, bananas, carnes vermelhas e fígado. Por fim, precisamos da vitamina B12 para que o oxigênio possa ser utilizado e para que o metabolismo funcione adequadamente. Está disponível em carnes vermelhas, ovos, leite e queijos, mas é necessário ingerir também a vitamina C para que ela seja absorvida.

Vitamina C

Por ajudar na síntese do colágeno, esse antioxidante natural é essencial para que os fios cresçam bonitos, fortes e saudáveis. As principais fontes são as frutas cítricas como o limão, a laranja, a acerola e a toranja, porém, também é encontrada no pimentão amarelo, no morango, nos brócolis, no mamão, na goiaba e na manga.

Vitamina D

A vitamina D é de extrema importância quando falamos sobre a queda de cabelo. Isso porque ela auxilia a criar novos folículos pilosos, os poros nos quais nascem os fios, além de ajudar a despertar os folículos nos quais não crescem mais fios. Com isso, evita a calvície resultando dos folículos dormentes. Para tanto, coma muitos cereais, queijos, gemas, salmão, atum, suco de laranja, fígado e leite de soja.

Vitamina E

Para que haja maior circulação sanguínea no couro cabeludo e regeneração das células, use e abuse da vitamina E, essencial para o bom crescimento capilar, tanto é que, dentre todas as vitaminas indicadas para a queda de cabelo, a vitamina E é a mais indicada. As fontes naturais dessa vitamina são os óleos vegetais, as sementes, os cereais integrais, o fígado e a gordura da carne.

Bruna Lunardi

Autora

Bruna Lunardi tem 55 anos e trabalha com métodos faciais convencionais e alternativos há mais de 20 anos.



Comente!




*Campos obrigatórios