Como Acabar com a Calvície

Primeiro é preciso saber a causa da sua calvície para agir diretamente sobre ela, principalmente com a ajuda de um médico.

Artigo publicado por Bruna Lunardi nas categorias: Cabelo

Apesar dos cabelos terem como função única proteger o couro cabeludo, para nós, homens e mulheres, são muito importantes para a estética, pois são eles que moldam os nossos rostos. Por isso, quando começam a cair excessivamente, causam imenso desespero. Nos homens, a calvície chega a acometer cerca de 60% dos brasileiros, ainda na faixa entre os 20 e 30 anos de idade. Nas mulheres, essa condição é mais rara, mas provável também, seja por maus hábitos alimentares ou comportamentais, como o tabagismo, o alcoolismo ou o uso excessivo de produtos químicos, chapinhas ou secadores de cabelo muito quentes. Se você sofre desse problema, saiba aqui como acabar com a calvície:

Como-Acabar-com-a-Calvície

Previna Mais Quedas de Cabelos

Se você começou a notar agora a queda excessiva de cabelo, ainda há tempo de prevenir o aparecimento de grandes falhas. Para tanto, se você tem o costume de se alimentar mal com fast-foods, produtos industrializados, refrigerantes, açúcares e frituras, altere a sua alimentação, incluindo verduras, frutas, legumes, sementes e oleaginosas que deverão ser distribuídos em 6 refeições ao longo do dia. O tabagismo e o alcoolismo são outras causas da queda capilar, então, é só parar com esses vícios, ou reduzi-los ao socialmente aceitável.

Para as mulheres, as melhores dicas são: pare de usar a chapinha e o secador muito quentes, pois eles detonam os fios, assim como a água quente durante o banho, que ressecando-os, fazendo com que caiam. Outro problema feminino são os procedimentos químicos como coloração, alisamento, permanente etc. Livre-se deles ou faça-os o mínimo possível, não é necessário ir ao salão toda semana, apenas para a manutenção.

Opinião Médica

Caso você tenha os comportamentos acima descritos para a prevenção da queda, procure um dermatologista para saber quais são as causas reais da sua calvície, pois pode estar relacionada a fatores genéticos ou a alguma infecção ou doença. Para tanto, você terá que passar por exames clínicos para agir diretamente sobre o problema.

Tratamentos Médicos

Os tratamentos médicos para a calvície podem ser cirúrgicos ou medicamentosos. No caso da evolução da calvície conhecida como miniaturização, quando os fios começam a encolher gradativamente após certa idade, é realizado um controle hormonal à base de remédios. Com isso, é possível fazer com que a queda pare ou estacione.

Por outro lado, casos mais graves são tratados cirurgicamente, principalmente com uma técnica moderna chamada FUE (Folicular Unit Extration), que é uma espécie de transplante de cabelos sem deixar cicatrizes e oferece bastante conforto e naturalidade aos seus adeptos.

Tratamentos Naturais

Há alimentos que possuem propriedades benéficas ao couro cabeludo e aos fios de cabelo. Portanto, você pode usá-los para massagear o couro cabeludo, ajudando a acabar com a calvície de vez. São eles: cebola (suco), couve (suco), abacate (polpa assada no forno), limão (suco), babosa (polpa), agrião (suco), alfavaca (chá) e bardana (chá). Além disso, você também pode preparar suco de pepino com alface, espinafre e cenoura ou um chá de alfavaca, tanchagem e chapéu-de-couro. Vale a pena experimentar, afinal, são tratamentos naturais.

Bruna Lunardi

Autora

Bruna Lunardi tem 55 anos e trabalha com métodos faciais convencionais e alternativos há mais de 20 anos.



Comente!




*Campos obrigatórios